MAHASHIVARATRI _ SILÊNCIO, RITUAIS E DEVOÇÃO

No Shivapurána é dito que a noite anterior ao dia da lua nova é dedicada ao Senhor Shiva, essa noite é conhecida como Shivarátri,
“A Noite de Shiva”. Uma vez ao ano, no décimo quarto dia da quinzena da lua minguante, entre os meses de fevereiro e março, acontece o Maháshivarátri, uma noite e um dia inteiros dedicados a Shiva, dia de rituais, asceticismo e práticas espirituais. 

É também o dia que sannyásis, mestres espirituais e renunciantes são iniciados. Shiva é o asceta, dissolve a criação para o aparecimento de outra, remove a ignorância dando lugar ao conhecimento e domina as disciplinas físicas e mentais. Geralmente simbolizado em profunda meditação, envolto em serpentes que simbolizam o ego, o ahamkára, que em nada o atinge, afinal, ele tem o conhecimento do Eu real, ilimitado. 

As cinzas representam a queima da ignorância e da ilusão, em suas mãos, o tridente, Trishula, símbolo do poder, cura e proteção, na outra mão o Damaru, tambor de onde partem os primeiros sons da criação.

Durante o auspicioso dia do Maháshivarátri, os devotos tomam um banho ritual, de preferência no Ganges, jejuam e cultivam o silêncio. Acreditam fortemente que é o dia de perdoar as pessoas de seus erros e karmas negativos liberando-se do ciclo de nascimento e morte, Samsâra.

O Maháshivarátri é a ocasião auspiciosa para alcançarmos paz de espírito, êxito nas nossas devoções, prosperidade e abundância plena e absoluta em nossas vidas, removendo a ignorância e conquistando a libertação. Prepare-se, faça aquela revisão mental, converse com o coração, medite e aproveite a energia para tornar-se mais leve, consciente e presente. 

“OM NAMAH SHIVAYA” 

 — Oferendas e seus simbolismos —

Leite, para bênçãos da pureza e abundância; iogurte para prosperidade e fertilidade; mel para a fala; ghee para vitória; açúcar para felicidade. 

Deixe um comentário

Rolar para cima