HANUMAN

Na mitologia hindu, Hanuman é uma das reencarnações de Vishnu. Filho de Vayu e de Anjana, uma apsara que foi transformada em vanara por um sábio furioso. E depois de dar a luz à Hanumam, voltou a sua forma humana. Vayu é uma deidade, conhecido como o deus do vento. Hanuman tem o corpo de homem e a face de um macaco. Tem uma cauda longa que o ajuda em todos os seus saltos e outros movimentos. Também chamado de Maruti, o deus macaco é quem ajuda Rama a resgatar sua esposa Sita de um demônio. História que é contada no clássico Ramayana.

Conta-se também sobre o dia em que Hanuman confunde o Sol com uma fruta amarela avermelhada, redonda e suculenta, a qual fica muito tentando a comer. Ele era jovem ainda, quando vendo o nascer do Sol e com muita fome, o confundiu com uma fruta e num salto ele tentou alcançar o Sol para mordê-lo e o engoliu. Então, os deuses preocupados com a vida na Terra, que iria acabar sem o Sol nascer todos os dias, pediram para Hanuman que ele devolvesse o Sol de volta ao seu lugar, ele assim o fez. E o mundo foi salvo.

Essas são as histórias mais conhecidas. Mas tem outras que contam que desde pequeno, ele já tinha uma força tão grande que era capaz de erguer montanhas, de expandir o tamanho do seu corpo e de voar pelos céus. E o descrevem como sendo ativo e com uma fome constante, estando sempre pronto para comer algo saboroso que esteja ao seu alcance.

Ele é celebrado até hoje por seu altruísmo, devoção, proteção e longevidade. Pela visão do Yoga, através da meditação e reflexão sobre Hanuman, podemos desenvolver as suas qualidades magníficas em nós!

Na astrologia védica é dito que ele ajuda a suavizar os efeitos dos karmas de Saturno, sendo citado como um dos remédios astrológicos.

Hanuman é relacionado ao DHARMA que retrata qual o nosso papel nessa vida e nesse momento. Ele representa nossa capacidade de disciplina em prol do DHARMA. 

dharmo rakṣati rakṣitaḥ |
“O Dharma protege aquele que protege o Dharma”

JAY SRI HANUMAN

Deixe um comentário

Rolar para cima