Use e abuse das especiarias.
Esporadicamente iremos fazer uma breve apresentação de algumas especiarias e ervas, bem como de suas propriedades gerais, com base meramente informativa. Por serem naturais, não quer dizer que todos devem consumir, algumas são aushadha – medicamentos- (contém princípios ativos muito poderosos), então se tomar alguma medicação ou possuir alguma doença em tratamento, procure orientação médica antes de fazer o uso; outros, entretanto, conhecidos como ahara – alimentos (e/ou bebidas) atuam também como medicamentos, são mais tranquilos ao consumo para a grande maioria das pessoas (mas convém saber a aptidão individual).
Para a ayurveda, tratam-se de presentes sagrados que a Natureza nos deu que vão muito além dos aromas e sabores, provocando sensações no corpo e na mente, como ajudar em uma digestão pesada, a absorver nutrientes, harmonizar os doshas (ou agravar), dentre outras tantas.
Dica da dica: Antes de consumir qualquer especiaria, é indicado dar uma leve aquecida na mesma (em uma panela, bule, frigideira…) no fogo para que a “acorde”; ou seja, que possa liberar seus princípios ativos e se fazer mais potente e eficiente.
Dica da dica 2: Toda vez que adquirir uma especiaria ou erva em lojas especializadas, evite a versão em pó que apesar de ser mais prática é mais duvidosa; opte por moer em casa. Mesmo acondicionadas e tampadas, quanto mais tempo ficam expostas ao ar, mais perdem suas propriedades, sabor, aroma e cor, além de oxidar. Já nas versões em grãos, a qualidade é preservada por mais tempo. Sem falar que nunca temos a garantia de que o “pó ”que estamos comprando seja 100% o produto desejado, já que a legislação brasileira permite alguma (s) percentagens de “outras coisitas más” (galhos, sujidades, etc).
Se aventure, experimente, teste. Se possível, cultive em casa pequenos vasinhos com essas dádivas e descubra os imensos poderes que nelas contém!
De pitada a pitada e sem medo de ariscar, com o passar do tempo e com a experiência adquirida, veremos que a alquimia dessa culinária terapêutica vai nos guiando a sensibilidade acerca de aromas, cores e sabores, proporcionando bem-estar para corpo e alma, além de trazer saúde acima de tudo!