MINGAU DE AVEIA COM BANANA E LEITE DE CÔCO

Para fazer naqueles dias mais frios, trazendo um aconchego que nos remete a infância e à casa de vó, um alimento que aquece e nutre o corpo e a alma, de fácil digestão e com muito aroma e sabor.

Ingredientes:
→Especiarias: erva doce, cardamomo, noz moscada, cúrcuma e canela em pó.
*300 ml de leite de côco caseiro (umas 3 colheres cheias das de sopa daquela carninha do côco mais molinha com dois copos de água de morna para quente. Bater bem. Se juntar umas 2 tâmaras pequenas, garante um docinho a mais). Se achar que ficou muito espesso, acrescente mais um pouco de água.
* 2 bananas, de preferência bem maduras, pode ser nanica (mais docinha) ou prata picadinhas.
* 2 colheres de sopa de uva passa branca (pode ser a preta também) previamente demolhada em água morna por uns10 a 15 minutos. Esse processo hidrata a fruta seca.
* 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos.
* 1 colher de chá de ghee.
Colocar todas as especiarias em um pilão e dar algumas maceradas para que ativem suas propriedades. Posteriormente, levá-las a uma panela em fogo baixo por alguns segundos. Quando os aromas começarem a exalar, acrescentar uma colher de chá de ghee até dar uma leve absorvida (cuidado para não queimar). Juntar as bananas picada e deixar dourar levemente.
Ir acrescentando o leite de côco aos poucos, sempre mexendo. Juntar a aveia, as uvas passas e deixar cozinhar de 3 a 5 minutos ou até perceber que ficou bem consistente. Desligar o fogo e passar o mingau para um bowl pequeno ou o refratário individual de sua preferência.
Se preferir, polvilhar mais canela por cima e acrescentar sementes/ castanhas pré-aquecidas como girassol, abóbora, nozes, amêndoas e chips de côco.
Fica delicioso e doce o suficiente com as próprias frutas, mas se desejar, acrescente um fio de mel, APÓS tirar do fogo, por cima das sementes.
Rende em média 3 porções.
Possíveis substituições que também ficam incríveis:
– Trocar o leite de côco por leite de aveia, amêndoas ou castanha de caju.
– Se não tiver tâmaras, bater no leite a própria uva passa se quiser conferir um docinho ou mesmo o leite sem nenhuma fruta seca.
– Ao invés da banana, usar goiaba, maçã, pêra…
– Pode acrescentar 2 colheres de sopa de pasta de amendoim após colocar o leite vegetal na panela mexendo para dissolver bem, que irá conferir mais cremosidade ao mingau.
Desconsiderando o preparo do leite vegetal – que leva só uns minutinhos a mais-, o restante da receita é rápido e prático.
Coma quentinho e com calma, sentido o prazer de todos os sabores e aromas. Porque se alimentar é um ato de PRESENÇA!
NAMASTÊ

 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima